A Exposição

BANKSY: Génio ou Vândalo? Aproxima-nos do controverso universo artístico de um dos mais influentes criadores dos últimos anos, através de diferentes áreas temáticas e mais de 70 criações que incluem obras originais, esculturas, instalações, vídeos e fotografias. As peças, provenientes de coleções particulares e com a colaboração da Lilley Fine Art / Galeria de Arte Contemporânea, voltam a ser exibidas em Portugal, pela primeira vez na cidade do Porto.

Uma impressionante instalação audiovisual especialmente criada para esta exposição irá acolher os visitantes, revelando pistas sobre o misterioso artista, destacando as suas peças mais importantes e enquadrando a sua carreira invulgar, não sem controvérsia. Entre as obras mais reconhecidas da exposição está a serigrafia original da série “Menina com um balão”, semelhante à recentemente destruída pelo próprio artista em uma ação inédita na Sotheby’s, a leiloeira londrina.

Génio ou vândalo? O público decide. Escorregadio, provocante, misterioso…Banksy, o artista britânico cuja identidade ainda é desconhecida, é considerado um dos principais expoentes da arte de rua contemporânea. As suas obras, muitas vezes satíricas, abordam questões universais como política, cultura ou ética. A aura de mistério que, por escolha e necessidade, é perpetuada sempre que Banksy é mencionado, fez dele uma figura mítica do nosso tempo. Das trincheiras do asfalto, Banksy desafiou as regras do jogo da arte contemporânea. O seu protesto visual conectou-se com uma gigantesca e heterogénea audiência e hoje é um dos artistas mais reconhecidos e admirados.

Banksy adquiriu o status de um artista e é um dos artistas mais brilhantes e importantes do nosso tempo. O seu trabalho é um desafio para o sistema, um protesto, uma marca extremamente bem construída, um mistério, uma desobediência à lei … queremos que cada visitante desta exposição seja capaz de resolver quem realmente é Banksy: um génio ou um hooligan? Um artista ou um empreendedor? Um provocador ou um rebelde? A nossa exposição tem como objetivo mostrar a profundidade do talento de Banksy, as suas múltiplas camadas e dimensões para que sejam os próprios visitantes quem pensa e quem decide. O seu trabalho, sempre atual e muito completo, mergulha na alma de cada um de nós. Esta amostra, como todas as que foram dedicadas anteriormente a Banksy, não é autorizada pelo artista, que busca defender o seu anonimato e sua a independência do sistema.

20 abril >> 02 outubro